quinta-feira, 16 de abril de 2009

Vereador Gessani cumpre proposta de constituir Conselho de Mandato


Compõem o Conselho 06 representantes de Movimentos Religiosos Católico entre eles: Movimento Cursilho,Coordenação da RCC , Assessoria Eclesiástica da RCC, Cúria Diocesana, Ministério Fé e Política, um representante do vereador e um representante do partido político a qual pertence o vereador, PP - Partido Progressista.
Para Mario Felício dos Santos, Presidente do Conselho, o objetivo é acompanhar e orientar as ações do legislador através da sociedade organizada. O conselho tem essa representatividade, o propósito é alem de eleger, participar ativamente das decisões, assim teremos a verdadeira democracia participativa, o vereador deve manter a postura e caminhar junto com as diretrizes da principal comunidade que lhe deu apoio que é a comunidade católica. As questões sempre serão discutidas e aprofundadas antes da tomada das decisões afirma o presidente do conselho Mario Felício dos Santos.

RAMÃO CAMACHO, representando o Partido Progressista disse que a importância do conselho está em debater as questões políticas além partido, isso significa mais participação e melhor posicionamento do legislador frente às questões que influenciam no dia a dia dos cidadãos iguaçuenses.
De acordo com o vereador o objetivo é dar participação à comunidade e transparência nas ações do legislador. Para Gessani, dividir a responsabilidade do mandato político também, contribuirá para aproximar as ações do parlamentar em busca de soluções para os problemas do dia a dia da comunidade.
Constituir um Conselho surge da necessidade de partilhar a tomada de decisões e conduzir o mandato de vereador dentro das diretrizes da Doutrina Social da Igreja Católica(DSI), respeitando os direitos humanos e a constituição brasileira.
De acordo com a norma o Conselho atuara nas tomadas de decisões do voto do vereador e em assuntos de relevância na Câmara de Vereadores, também terá o papel de orientador no meio político sempre guardando os valores cristãos e defendendo a vida desde seu inicio primário ao termino natural.
fonte notícias de foz

Deputado Federal Dilceu Sperafico PP Coordenador da bancada paranaense na Câmara fala da crise e das emendas parlamentares

Perguntado sobre como o Paraná recebeu a notícia do corte nas emendas de todas as bancadas estaduais, o deputado disse que ficou preocupado, mas todos os anos no início do exercício há um contingenciamento, mas depois no decorrer do ano conforme vai a arrecadação, nos temos isso historicamente e todos os anos, o Brasil tem um superávit no orçamento e dentro desse espaço e que nos vamos trabalhar para que o Paraná não fique esquecido . Sabemos que não vamos liberar tudo, mas queremos fazer novamente o trabalho para liberar um número significativo, pois as nossas entidades assistenciais, universidades, obras e infra-estruturas do estado precisam de recursos da união.
Sobre a crise: Ressaltou, teremos um trabalho maior. Como a crise está ai temos que ter um cuidado e uma atenção especial, mas nós temos o ministro Paulo Bernardo do planejamento, paranaense e também deputado eleito juntamente conosco , tem responsabilidade com o Estado do Paraná, com certeza nos estaremos conversando com ele para que a nossa proporção seja respeitada
Nos queremos que o orçamento anual seja aplicado em seu maior número possível, porque senão deixa de ser uma lei interessante para o Estado do Paraná. Quando digo que vamos ter um trabalho maior é justamente por causa da dificuldade da crise mundial que esta abatendo inclusive o nosso país.
Como trabalhar: Ressalta as reuniões entre parlamentares, mas de modo especial com audiências com ministros com a casa civil, mostrando a importância das obras que serão executadas com esses recursos, fazendo com que algumas obras sejam incluídas no PAC, ai elas terão prioridade na sua execução.
Emendas do Paraná: O contorno de Cascavel e um exemplo é uma obra que conseguimos destinar 30 milhões no exercício de 2009 para que ela seja iniciada e fizemos mais uma emenda de 30 milhões para o próximo exercício. Nós precisamos que ela seja liberada por que senão ficara uma obra inacabada. Essa é uma obra que a gente já trabalhou com o ministro Paulo Bernardo, junto com o governo e será incluída no PAC. Assim como está outras como a estrada boiadeira, e outras obras que são de interesse do Estado do Paraná.
Poder da Bancada: A nossa bancada é unida as nossas ações são de dialogo, o Paraná trabalha com audiências com ministros com a casa civil, assim nós conseguimos sucesso no último ano.
Coordenação da bancada: Eu propus que seja renovado o coordenador ou que seja indicado o mesmo a cada ano. Nós pretendemos no mês de abril colocar o nome a disposição para continuar no mandato, porém se algum outro companheiro desejar a tarefa não tem problema nenhum. Então neste mês reuniremos a bancada para definir o coordenador.

C/Inf./ RPC Bom dia Paraná 15/04
fonte notícias de foz

Artigo reforma ortográfica‏...!




com prof Henrique
-----------------------------
Na verdade, essa reforma ortográfica trouxe poucas alterações para a gramática da língua portuguesa falada no Brasil. As mudanças mais significativas recairão sobre nossos patrícios portugueses.
Porém, como toda mudança sempre traz alguns transtornos, convém-nos atentar para algumas novas regras. Bem o acréscimo dos vocábulos K,Y e W, foi apenas uma oficialização do que já ocorre há anos na prática, o mesmo ocorrendo com a supressão do uso do trema,mas nesse caso, a oficialização se fazia realmente necessária. O trema continua existindo apenas para nomes próprios estrangeiros e seus derivados. Ex; Müller e mülleriano. Vale ressaltar que a reforma é apenas ortográfica, ou seja na forma de escrever, continuando a fonética (forma de falar), inalterada. Sendo assim por exemplo,pronunciamos lingüiça, mas escrevemos lingüiça ( sem o trema), assim com cinquenta, liquidação, e outras palavras...
As mudanças mais significativas se dão nos casos de acentuação gráfica e palavras com hífens, que por sinal virou hifens (sem acentuação.. rsss). Vejamos algumas regras simples, mas que podem causar confusão durante algum tempo...

O HÍFEN DEIXA DE SER USADO NOS SEGUINTES CASOS:------------------
1- Composições onde o 1º elemento termina em vogal e o segundo começa com R ou S, dobram-se o R ou S. EX: CONTRARREGRA – CONTRASSENHA – ANTISSEMITA.
2- Composições onde o 1º elemento termina em vogal e o 2º, começa com uma vogal diferente. EX; ANTIÁCIDO – AUTOESTRADA – AUTOAPRENDIZAGEM.
3- Em algumas composições, onde perdemos essa noção de composição, veja:
PARAQUEDAS – PARAQUEDISMO – PARAQUEDISTA...
USA-SE O HÍFEN NOS SEGUINTES CASOS:
Nas composições onde o 1º elemento termina com a mesma vogal que se inicia o 2º elementos. EX: ANTI-IBÉRICO - MICRO-ONDA – Exceção para as composições com prefixos CO, que nesse caso se junta com o segundo elemento, mesmo quando iniciado por O. EX: COOPERAÇÃO – COOBRIGAÇÃO – COOCUPANTE...
Vamos ver algumas mudanças nas regras de acentuação gráfica:
NÃO LEVAM ACENTO CINCUNFLEXO ( ^)...
1- Os verbos crer,ler,ver e dar – 3ª pessoa do indicativo presente ou do subjuntivo
Presente, EX; CREEM, LEEM, VEEM e seus correspondentes RELEEM...
2- As palavras terminadas em hiato OO. EX; ENJOO, VOO...
NÃO LEVAM ACENTO AGUDO ( ´ ) ...
1- Os ditongos EI e OI da sílaba tônica das palavras paroxítonas: EX: ASSEMBLEIA, IDEIA, JIBOIA HEROICO...
2- O I e o U tônicos das palavras paroxítonas quando precedidas de ditongos, EX:
BAIUCA , FEIURA....
3- O U tônico das formas rizotônicas dos verbos argüir e redargüir : EX: ARGUI, ARGUO, REDARGUIR.....
NÃO SE ACENTUA MAIS...
PÁRA ( FLEXÃO DO VERBO PARAR) Pára o carro (antes) Para o carro (agora)
PÉLA E PÊLO ( FLEXÃO DO VERBO PELAR E SUBSTANTIVO) PELA E PELO..
PÔLO = POLO
PÊRA = PERA
O que permanece ( não muda..)
USA-SE O HÍFEN
1- Nas composições em que o 2º elemento começa com H: EX: . SUPER- HOMEM – EXTRA- HUMANO
2- Nas composições com CIRCUM e PAN : EX: CIRCUM-NAVEGAÇÃO – PAN-AMERICANO
3- Nas composições com EX, PÓS, PRÉ, PRÓ, SOTA,SOTO,VICE e VIZO, EX: PRÉ-ESCOLAR – PÓS-GRADUAÇÃO – EX-DIRETOR – PRÓ-EUROPEU – VICE-PRESIDENTE... ETC...
4- Nas composições com INTER – HIPER e SUPER, quando o 2º elemento começa por R. EX: INTER-RESISTENTE – SUPER-RESFRIADO – SUPER-ROMÂNTICO....
5- Nas composições com advérbios BEM e MAL ,quando o 2º elemento começa por vogal ou H. EX: BEM-AVENTURADOS – MAL HUMORADO , Obs: ao contrário e MAL, BEM não pode se juntar com palavras começadas por consoantes EX: BEM CRIADO:: MALCRIADO – BEM-FALANTE: MALFALANTE...
6- Composições com elementos ALÉM – AQUÉM - RECÉM e SEM, EX: ALÉM-MAR – RECÉM-CASADOS – SEM-CERIMÔNIA - ....

ACENTUAÇÃO GRÁFICA :
Mantêm-se as regras das :
1- PROPAROXÍTONAS ( todas são acentuadas)
2- PAROXÍTONAS –Não se acentuam paroxítonas terminadas em ens (hifens), prefixos paroxítonos terminados em I e R ( ANTI-HISTÓRICO, SUPER-HOMEM)
3- MONOSSÍLABAS TÕNICAS – Terminadas em a/as, e/es, o/os, ei,eis,oi,ois.. EX: PÁ, PÉ,SÓ,RÉIS,VÉU,DÓI...
4- OXÍTONAS TÔNICAS – terminads em a/as,e/es, o/os,éi,eis,eu,éus,oi,óis... EX: SOFÁ,CAFÉ,TRICÔ,PAPÉIS,FOGARÉU, HERÓIS...

Ufa!!!! Realmente dentro do contexto gramatical, as mudanças representam menos de 3% , mesmo assim precisamos ficar atentos, afinal nosso vocabulário é riquíssimo e três por cento de milhões de palavras, não é pouca coisa. Logicamente que muitas dúvidas irão surgir na hora de redigir um texto, enviar um e-mail, dúvidas? Estaremos para aqui para ajudar e nos atualizar... até a próxima semana
PROF HENRIQUE...
Colégio Paulo Freire...Vila C