domingo, 21 de agosto de 2011

UMEFI uma escola de formação

No momento em que Estudantes secundaristas recomeçam o movimento estudantil, é bom lembrar um pouco da história da UMEFI.
Desde a alteração de UIES – União Iguaçuense dos Estudantes, para UMEFI – União Municipal dos Estudantes de Foz do Iguaçu, fundado novembro de 1978, até o final dos anos 90 o movimento estudantil foi um dos mais combativos de todo Estado do Paraná, chegando a emplacar por duas vezes a presidência da UPES.

José Teixeira da Costa(In Memorian)

A UMEFI foi sem dúvida uma escola de formação política na nossa cidade, por ali passaram dezenas jovens que se tornaram cidadãos ativos na sociedade, que aprenderam nas lutas do movimento estudantil a enfrentar adversidades e não se curvar perante atitudes, gestos e ações antidemocráticos. Aprenderam a valorizar e usar a liberdade de expressão para defender o direito à cidadania.
O confronto de idéias e propostas impulsionava o movimento principalmente na formação dos Grêmios Estudantis e nas lutas para romper os “vícios “ deixados pela ditadura .
Sadi Buzanelo, José Teixeira da Costa, Nilson Evangelista, Ramão Camacho,
Elson Marques, André Alliana, Eraldo Magalhães, Valmir Ceratto, Valdecir de Castro, Oliveiro Pacheco, Fernanda Fernandes, Fizeram a história da UMEFI e do movimento estudantil em Foz.Pelo nome das Chapas dá para ter uma ideia de como era o movimento estudantil:
“Declare Guerra a quem finge te amar”
“Quem vem com tudo não cansa... detona”
“SOS Educação”
“Perai... Umefi para todos”
São apenas algumas das muitas que disputavam voto a voto a preferência dos mais de 40 mil estudantes secundaristas.