segunda-feira, 13 de abril de 2009

VILA C - incêndio no Pavilhão da antiga escola arnaldo isidoro de lima






Um incêndio cujas causas oficiais ainda não foram esclarecidas destruiu completamente dois pavilhões de salas de aula da Escola Municipal Arnaldo Isidoro de Lima, na Vila “C” Velha.
O fato ocorreu no final da tarde desta sexta-feira 10/04. Para controlar as chamas, soldados do Corpo de Bombeiros da Policia Militar e bombeiros da Itaipu Binacional, utilizaram quatro caminhões-hidrantes. Neste sábado 11/04 a divulgação nos meios de comunicação, tele jornais e outros veículos, ficou um tanto estranha a forma abordada. Faltaram esclarecimentos aos não moradores do Bairro Vila C, principalmente que os pavilhões incendiados eram da antiga estrutura escolar construída pela Itaipu no tempo da construção da usina para atenter filhos de barrageiros que ali estudavam, era o antigo Colégio Anglo Americano. Na verdade a estrutura era antiga e estava sendo desmanchado para dar lugar ao nosso novo complexo escolar Arnaldo Isidoro de Lima, onde já temos construído a escola. O centro de convivência e a creche estão em construção.
No local destes pavilhões serão construídos, as piscinas, áreas esportivas e uma praça. Consolidando assim o maior investimento da prefeitura de Foz na nossa Vila C. O que esperamos é que a justiça faça sua parte e investigue se o incêndio foi criminal ou não e quem ou o que o provocou.
Entretanto não poderíamos deixar de lembrar a população de Foz, que graças ao prefeito Paulo Mac Donald, Jorge Samek, Itaipu Binacional e a nossa Associação de Moradores da Vila C Velha, Eraldo e Ederaldo Magalhães e diretoria, Conselho comunitário - Nenê, prof. Cledir, prof. Valter e tantas outras pessoas lutaram em prol dessa comunidade e que se dedicaram para conquistar este complexo educacional na Vila C. Lembramos também que hoje segunda feira nossos alunos estarão estudando normalmente na nossa nova escola e que este incêndio em nada ira atrapalhar o rendimento escolar dos estudantes. A estrutura, claro, tinha o seu valor histórico, pois ali além do Colégio Anglo Americano já foi a Facisa , a primeira Faculdade da cidade e também por um tempo foi utilizado como Colégio Estadual Flávio Warken.
Fica a lembrança de um Colégio de madeira que já teve a sua contribuição importante para a nossa comunidade. Também vale lembrar que não foi a primeira vez que esta estrutura sofreu com um incêndio. Na década de 90 ocorreu um fato semelhante ao de sexta-feira, que terminou com a perca de dois pavilhões. Na época foi constatada pela perícia, problemas nas instalações elétricas.
Quero deixar claro o reconhecimento de que a estrutura já estava “condenada”. Porem, muitos materiais que estavam sendo retirados do antigo pavilhão seriam reutilizados em outras ações da Prefeitura.
Hoje nosso bairro e nossa gente esta vivendo um tempo novo onde a esperança é a bússola que a ponta a direção de um bairro justo e fraterno para todos nós.

ERALDO MAGALHÃES
Presidente da Associação de Moradores da Vila C Velha

CUBA! A VERDADE DO SOCIALISMO VIVIDO POR QUEM MORA LÁ...!



E o blog de Yoani Shánchez que foi recentemente destinguido com o prémio Ortega e Gasset de jornalismo,instituido pelo diário El Pais ,pelo seu engenho para criar uma página Web para divulgar e discutir a situação Cubana ,a partir de Havana. De salientar que esta página tem cerca de 1 milhão de visitas por mês o que tem tornado esta página alvo de vigilância apertadissima por parte do Governo Cubano pelo incómodo que provoca os posts publicados por Yoani Shanchez ,originando que a página esteja sucessivamente bloqueada, Yoany pediu autorização ao governo cubano para se deslocar Madri para receber o galardão ,tendo esse pedido sido feito á cerca de dois meses ,até hoje dia da entrega do prémio Yoani não tinha recebido qualquer autorização para sair da ilha . Esta falta de resposta tem como é evidente um objectivo que é impedir Yoani de estar em Madri para rececer um prémio tão significativo para ela ,mas tão incómodo para o governo Cubano que teria aqui uma excelente opurtunidade de dar mais uma prova de que Cuba se está a abrir para o mundo.
Yoani Shanchez foi também considerada pela Time como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo. A página de Yoani merce sem dúvida uma visita pela janela que é para espritar Cuba e a sua realidade.