sexta-feira, 8 de maio de 2009

atualização desta Sexta-feira, 8 /05/ 2009



*PAPO SERIO...!com Prof Henrique
*Maratonista Falcão Balboa agradece apoio do Vereador Gessani
*Astronauta brasileiro propõe projeto de robótica em Curitiba

PAPO SERIO...!

com Prof Henrique
CATRACA ELETRÔNICA

Aprovado em sessão extraordinária da Câmera de Vereadores de Foz do Iguaçu no dia 14/04/2009, a implantação das catracas eletrônicas nos ônibus de transporte coletivo da cidade é um fato que ainda vai gerar muita polêmica. Ainda fora do conhecimento de grande parte da população, principal interessada no assunto, o projeto só teve como voto contrário, o vereador Zé Carlos. Fato é que as principais cidades do país utilizam desse recurso, que além de retirar grande soma de dinheiro de circulação, diminuindo os índices de assalto, aumentando portanto, a segurança dos passageiros, também é um facilitador, pois extingue-se de vez o uso dos vales transporte, que atualmente circulam até como moeda para compras no comercio. Sem ser contra ou a favor da implantação desse sistema em nosso município, creio que antes da adoção do mesmo se faz necessário um levantamento do impacto causado, tanto no número de empregos dos funcionários de transporte coletivo, quanto da viabilidade dessa implantação.
Digo isso, para que não ocorro o mesmo fato, que é de conhecimento público, quando da implantação do sistema ligeirinho e suas estações tubos, que hoje são fantasmas espalhados pela cidade, servindo a ações de vândalos e marginas. Que nossa população mereça mais conforto e facilidades na sua locomoção, quando do uso do transporte público municipal, ninguém pode negar, porém, vamos ver a que preço e suas compensações.

Henrique Santos
professor Colégio Paulo Freire e
escreve semanalmente neste Blog
tiokim_kimtio@hotmail.com

Maratonista Falcão Balboa agradece apoio do Vereador Gessani

O maratonista Falcão detentor de vários títulos entre eles o de campeão da Prova da Marinha em Foz, Campeão da Maratona de Minga Guazu no Paraguai, participante do ranking nacional, e de varias provas no exterior, classificado para a próxima prova em Curitiba, esteve hoje(05/05) no gabinete do vereador Gessani para agradecer o apoio e incentivo recebido.
Graças ao Gessani estou participando de inúmeras competições e graças a Deus tenho conquistado grandes vitórias afirmou o atleta, que também é professor de sociologia.
Falcão destacou ainda a integração social que o esporte proporciona. O esporte te da à oportunidade, principalmente de fugir de coisas ruins na vida. “Ultrapassar barreiras, dificuldades, acreditar sempre que as vitórias virão. Essa é uma grande lição que o Gessani me ensinou.” Agradeço a ele por ter acreditado na minha pessoa . Concluiu Falcão, que dedicou uma medalha ao Gessani, como símbolo do seu agradecimento.O vereador Gessani disse que as palavras do atleta representam muito mais do que um reconhecimento. “As palavras do Falcão só fortalecem a nossa determinação em fazer muito mais pelo esporte e pelos nossos jovens “. Afirmou Gessani.
fonte noticiasdefoz

Astronauta brasileiro propõe projeto de robótica em Curitiba

O prefeito Beto Richa recebeu nesta quinta-feira (7) o astronauta brasileiro Marcos Pontes, que é embaixador no Brasil da Fundação FIRST (em inglês, Para Inspiração e Reconhecimento da Ciência e Tecnologia). A fundação quer desenvolver um projeto no Brasil para incentivar e atrair crianças e adolescentes para as áreas de ciência e tecnologia.
"Vamos promover um circuito nacional de competições entre escolas públicas, inicialmente na área de robótica e posteriormente em áreas como astronomia, astronáutica, aeronáutica e matemática. A ideia é começar por Curitiba", disse Pontes.
O prefeito gostou muito da proposta e encaminhou Pontes para a Secretaria da Educação, onde é desenvolvido atualmente um projeto pedagógico de robótica educacional, em parceria com a empresa Lego, que fornece os kits de robótica. O projeto tem inclusive um campeonato para estudantes de 10 a 15 anos que combina a robótica prática e interativa ambientada numa atmosfera esportiva. "É um projeto excelente para desenvolver nossas crianças e mais uma grande oportunidade de visibilidade para a cidade", disse Richa.
De acordo com Marcos Pontes, essa iniciativa é semelhante ao que está sendo feito nos Estados Unidos, onde caiu bastante a procura dos jovens pelos cursos das áreas de tecnologia. No Brasil, a proposta do projeto é trabalhar com crianças de escolas públicas em cima do conceito de "eu posso", que aborda o desenvolvimento pessoal das crianças para aumentar a autoestima, a autoconfiança e desenvolver a capacidade de atuar em equipes para solucionar problemas. "Minha experiência de vida comprova a importância de acreditar na capacidade pessoal para alcançar objetivos e vencer", disse Pontes.
Os estudantes que se destacarem nas competições e projetos terão oportunidade de receber bolsas de estudos, estágios e até futuros empregos na Agência Espacial dos estados Unidos, a Nasa, que é uma das patrocinadoras do projeto.

fonteparaná online