segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Presidente Lula cria a Unila,Foz do iguaçu será polo universitário


O fato- presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, na tarde desta terça-feira (12), em Brasília (DF), o projeto de lei 2.878/2008, que cria a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).quer terá sede aqui em Foz do iguaçu
O detalhe- O projeto de lei 2.878/2008, que cria a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila)O ato encerra o período de tramitação do projeto no Congresso Federal, onde obteve aprovação unânime em diversas comissões parlamentares, e oficializa o surgimento da 13ª universidade federal do governo Lula. Agora, o Brasil conta com 56 universidades federais; o Paraná, com três.
A Solenidade- Além do presidente Lula, participaram também o ministro da Educação, Fernando Haddad; a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef; o ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim; o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo; o governador do Paraná, Roberto Requião; o prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald Ghisi; e o reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel Sobrinho. Parlamentares, integrantes da Comissão de Implantação da Unila e representantes da Itaipu também estavam presentes. Compareceram o diretor-geral brasileiro, Jorge Samek; o diretor de Coordenação, Nelton Friedrich; o diretor-superintendente da Fundação Parque Tecnológico Itaipu, Juan Carlos Sotuyo; e o superintendente adjunto de Engenharia, Jorge Habib El Khouri.