sábado, 2 de abril de 2011

A dengue pode pegar! A dengue pode matar!







A dengue mata. E o mosquito sai picando quem ele vê pela frente: pobre, rico, bem informado, mal informado. Para evitar uma epidemia no verão, todo mundo tem que agir agora e todos os dias. Ou todo mundo faz, ou todo mundo corre risco.E então? Vai agir ou vai perder a batalha para um mosquitinho?






Piscinas Trate a água com cloro e limpe-a uma vez por semana. Se não for usá-la, cubra bem. Se estiver vazia, coloque 1 kg de sal no ponto mais raso.








Lagos, cascatas e espelhos d’água decorativos. Mantenha-os sempre limpos, criando peixes ou tratando a água com cloro.











Lixeiras dentro e fora de casa. Feche bem o saco plástico e mantenha a lixeira tampada.










Caixas-d’água, cisternas e poços. Mantenha-os bem fechados. Tampe aqueles que não tenham tampa própria.











Cacos de vidro nos muros. Quebre ou vede com cimento aqueles que possam acumular água.










Bandejas externas de geladeira e ar-condicionado. Retire sempre a água. Lave-as com água e sabão.












Vasilhame para água de animais domésticos. Lave-os com bucha e sabão em água corrente, pelo menos uma vez por semana.








Garrafas Pet e de vidro. Embale para recolhimento todas que não for usar. Se for guardar, ponha sempre com a boca para baixo.








Pneus velhos. Entregue-os ao serviço de limpeza urbana. Caso você precise realmente mantê-los, guarde-os em local coberto








Vasos sanitários. Deixe as tampas sempre fechadas.











Tonéis e depósitos de água.
Lave com bucha e sabão suas paredes internas. Tampe aqueles que não tenham tampa própria. Não use plástico para tampá-los.








Suporte de garrafões de água mineral. Lave-os bem sempre que for trocá-los.









Pratinhos de vasos de plantas e xaxins dentro e fora de casa.
Elimine-os











Ralos de cozinha, de banheiro, de sauna e de ducha. Verifique se há entupimento. Se houver, providencie o imediato desentupimento. Se não estiver utilizando, mantenha-os fechados.







Bromélias ou outras plantas que possam acumular água.Evite ter bromélias em casa. Substitua-as por outras plantas que não acumulem água. Se preferir mantê-las, é indispensável tratá-las com água sanitária na proporção de uma colher de sopa para um litro de água, regando, no mínimo, duas vezes por semana. Tire sempre a água acumulada nas folhas.







Tampinhas de garrafas, cascas de ovos, latinhas, saquinhos plásticos de cigarros, embalagens plásticas e de vidro, copos descartáveis ou qualquer outro objeto que possa acumular água. Coloque tudo em saco plástico, feche e coloque na lixeira, para ser recolhido.






Calhas d’água da chuva. Verifique se elas não estão entupidas. Remova folhas e outros materiais que possam impedir o escoamento da água. Retire a água acumulada das lajes.