terça-feira, 19 de maio de 2009

UNILA - A pedra fundamental da Universidade da Integração Latino-Americana inaugurada ontem, pela manhã,

Em uma pequena praça logo após a entrada da Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional representa "um novo tempo para Foz do Iguaçu". A partir de agora, começa a contagem regressiva para a implantação da universidade, instituição que transformará o município no centro da integração do conhecimento da América Latina.
A solenidade de inauguração do monumento de 4,7 metros de altura e 17 toneladas, esculpido em mármore branco pelo argentino Alfi Vivern, contou com a presença do diretor brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek; o representante paraguaio de Itaipu Gustavo Bogarim; do prefeito Paulo Mac Donald Ghisi; do vice-reitor da UFPR Rogério Mulinari; do presidente da Comissão de Implantação da Unila (CI-Unila), Hélgio Trindade, bem como autoridades civis e militares de Foz do Iguaçu e região. Alunos e funcionários da Itaipu também compareceram à cerimônia.
O lançamento da escultura faz parte das comemorações dos 35 Anos da Itaipu Binacional. Para a empresa, a arte esculpida na pedra simboliza de forma perene, os laços que unem a Itaipu a Unila. A escultura denomina-se "Portal do Conhecimento".
Após a inauguração da pedra, os diretores da Itaipu entregaram uma réplica em miniatura da escultura ao prefeito Paulo, ao professor Hélgio Trindade e ao reitor da Universidade Federal do Paraná, Rogério Mulinari.
Maior empreendimento
Na opinião de Samek, a empresa está com os pés no chão, mas com os olhos voltados para o futuro. Para ele, essa cerimônia representa o primeiro passo de uma transformação que vai ocorrer em toda a região. "A Unila promoverá a integração dos países da América Latina por meio do conhecimento e da cultura. Transformará esta região em um centro nervoso de cultura e educação", pontuou.
No entendimento de Samek, embora o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha investido bastante no ensino superior brasileiro, o maior investimento feito pelo chefe do Executivo brasileiro nesse período de governo é a construção da Unila. "Para nossa felicidade, ele escolheu o nosso município, a nossa região para esse empreendimento", disse.
Desta forma, Samek destacou que a Itaipu não poderia ficar sem dar sua contrapartida. "Uma das compensações é a doação da área que abrigará o campus da futura universidade da Integração Latino-Americana".
O diretor-administrativo paraguaio da Itaipu, Gustavo Bogarin reiterou o apoio do país vizinho na construção da Unila. "Estamos muito felizes em ter participado da obras de Itaipu e, agora, muito mais, de participar da construção dessa universidade", frisou. Na opinião dele, essa obra trará muitas oportunidades não somente para os estudantes, mas para toda a região.
Para Hélgio Trindade, esse monumento representa o interesse de Itaipu na cooperação internacional. "Começou entre o Paraguai e Brasil, agora está se colocando numa perspectiva latino-americana", frisou.
No entendimento do prefeito, Paulo Mac Donald Ghisi, a inauguração desse monumento é mais um passo para uma nova América. Para ele, os latinos americanos começarão a se enxergar de uma forma diferente. E Foz do Iguaçu estará no centro. Uma cidade privilegiada por receber uma obra dessa magnitude. "Essa universidade nos fará refletir sobre o nosso papel no Brasil, no continente e no mundo", frisou.
Segundo o prefeito, a Unila será fundamental para o desenvolvimento. Não somente em curto prazo, mas uma obra secular. Conforme Paulo, todas as grandes conquistas da humanidade surgiram a partir do conhecimento. Desde o tempo de Alexandria, no Egito, a concentração de pensadores de gente de cultura sempre trouxe o progresso e o desenvolvimento. "É inimaginável o reflexo disso na nossa cidade. É difícil fazer uma prospecção", afirmou. Porém, ele garante um grande crescimento, um amplo desenvolvimento em todas as áreas. Todo o comércio sentirá os resultados, pois "virão estudantes de todo o continente para estudar e morar em Foz . Com isso, os bares, restaurantes, hotéis serão beneficiados".

Nenhum comentário: