sexta-feira, 1 de maio de 2009

PAPO SÉRIO...

Será mesmo que o Apartheid acabou ?
Com Prof Henrique

No último dia 22/04 foram realizadas as eleições presidenciais na África do Sul. Não foi surpresa a vitória por ampla maioria ( mais de 65% dos votos) do candidato negro Jacob Zuma do ( CNA), Congresso Nacional Africano, que desde o fim do Apartheid em 1994, quando o líder negro Nelson Mandela, 1º negro, após décadas de dominação branca chegou ao poder, vence as eleições.O grande problema é que após livrar-se do regime de dominação imposta pela minoria branca e assumir o poder, os negros, representados pelo CNA, vivem um novo dilema.Cairam nas garras do capitalismo neo-liberalista, e está atrelada ao controle do FMI e do Banco Mundia. Há um enorme desemprego e falta de políticas sociais e de infra-estrutura básica no país.
Desde que conquistou a "liberdade" e o direito ao voto, a população negra, ampla maioria (mais de 75% da população), sempre apostou nos candidatos do CNA, herdeiros de Mandela, " O Libertador."
Porém, muitos já consideram que o partido vem traindo suas origens, já existindo inclusive um partido dissidente, o Congresso do Povo, que nessas eleições arrebatou pouco mais de 7% dos votos. Há que se ficar atento para um novo apartheid que surge na África do Sul, o apartheid social, onde uma minoria negra favorecida pelo poder, esquece-se da grande maioria a margem social. Corre-se o risco com isso, de vermos surgir uma grande guerra civil, quando o povo conscientizar-se que o sonho de liberdade, não está se concretizando com a tomada do poder.

Henrique Santos
professor colégio Paulo Freire e
escreve semanalmente neste Blog
tiokim_kimtio@hotmail.com

Nenhum comentário: