quarta-feira, 27 de maio de 2009

O que é a Gripe -cuidados que devemos ter com a chegada do inverno



A gripe é uma doença contagiosa resultante da infecção pelo vírus influenza. O vírus influenza infecta o tracto respiratório (nariz, seios nasais, garganta, pulmões e ouvidos) podendo atingir diferentes espécies (humanos, aves, suínos, etc.). Existe uma especificidade de certas estirpes para cada espécie, isto é vírus que, por exemplo, infectam habitualmente as aves só raramente infectam humanos. No entanto, os vírus específicos de uma espécie podem sofrer uma mutação que lhes confere capacidade de infectar outra espécie.
Gripe Humana

É causada por estirpes de vírus Influenza capazes de se ligarem ás mucosas do aparelho respiratório humano.
A maior parte das pessoas recupera em uma a duas semanas. A gripe é mais perigosa nas crianças pequenas, nos idosos (com mais de 65 anos de idade), nos doentes com problemas do sistema imunitário (infectados pelo VIH ou transplantados), ou com doenças crónicas (pulmonares, renais ou cardíacas). Nestes grupos de doentes a gripe pode levar a complicações graves, é nos quais ocorre o maior número de hospitalizações e de mortes.

Gripe aviária ou gripe das aves
A maioria dos vírus da gripe das aves não é infecciosa para o Homem. No entanto, se um vírus da gripe humana e outro da gripe aviaria infectarem uma pessoa ou um animal, os dois tipos de vírus podem unir-se, sofrer mutações e dar origem a um vírus novo, passível de se transmitir dos animais para o Homem, ou de pessoa para pessoa.
As vacinas desenvolvidas e administradas até à data para a prevenção da gripe não seriam eficazes contra este novo vírus mutante, o que torna a espécie humana vulnerável à infecção.
Gripe Suína

A "gripe suína" é uma infecção respiratória que atinge os suínos. Nos humanos não existe "gripe suína" mas sim "gripe humana de origem suína". Esta pode ser provocada por algum vírus do tipo Influenza A, que pode ter infectado também algum suíno e ter-se transformado nesse hospedeiro. A doença pode surgir em surtos regulares em suínos, embora em Portugal não existam casos descritos. Em condições normais as pessoas não são atingidas pelos vírus da "gripe suína", sendo que a infecção humana pode apenas ocorrer esporadicamente. Estes vírus da "gripe suína" foram detectados diversas vezes no passado noutros países. A sua propagação de humano para humano foi sempre limitada e não sustentada para além de três pessoas. Actualmente uma nova estirpe de Gripe de origem suína, também designada por "Gripe A" está em circulação em diversos países de vários continentes constituindo uma potencial causa de pandemia de gripe.

Nenhum comentário: